Mercado do Ovo

Informativo

Fezes de galinha vira fonte de energia.

06/03/2014

Um grupo de cientistas da Universidade Estadual da Virgínia, nos Estados Unidos (conhecida como Virginia Tech) estão desenvolvendo uma tecnologia para aproveitar as fezes de galinhas e frangos e gerar energia elétrica e gás aquecedor. Eles fazem parte de uma linha de pesquisa que busca fontes de energia alternativas, como a energia tirada das ondas do mar.

A tecnologia para fazer da titica de galinha energia ainda deve levar dois anos para estar totalmente pronta. Mas os pesquisadores estão entusiasmados, principalmente depois que um candidato a governador da Virgínia, Terry McAuliffe, declarou que “amava os excrementos de galinhas”, num momento de entusiasmo com a nova pesquisa. A defesa de fontes de energia renováveis é um dos assuntos centrais na corrida ao governo local, e segundo uma matéria do Washington Post, a energia da “titica da galinha” está gerando muita discussão.

O processo que transforma a matéria das aves em energia chama-se pirólise. Uma máquina super-aquece os excrementos para transformá-los em três produtos: óleo usado para aquecimento, fertilizante e um gás que os pesquisadores esperam que um dia possa ser reciclado para virar energia para a própria máquina.

A companhia Fibrowatt, na Pensilvânia pretende construir uma usina em Maryland, na Virgínia. A usina deverá ser totalmente abastecida com as fezes das aves e, segundo a companhia, gerará energia suficiente para abastecer 40 mil residências na região. O problema é que a companhia confessa que precisa de dinheiro do governo para as obras, estimada em 200 milhões de dólares.

O projeto usa uma tecnologia diferente, que segundo os cientistas envolvidos, emitirá menos ou nenhum gás nocivo ao meio ambiente. Eles também pretendem construir pequenas unidades para que fazendeiros possam aproveitar os restos de suas aves e produzir óleo para aquecer seus viveiros durante o inverno.

Fonte: Revista Época.

 


Comentários


Ainda não temos nada digitado.. -

Comentários (0)


Mercado do Ovo - Todos os Direitos Reservados Contatos - Publicidade