Mercado do Ovo

Informativo

INSTITUTO OVOS BRASIL CONGREGA ESFORÇOS NO CONGRESSO APA DE OVOS PARA APRIMORAR O MARKETING DO OVO.

24/03/2016

O Instituto Ovos Brasil marcou presença no XIV Congresso APA Produção e Comercialização de Ovos realizado pela Associação Paulista de Avicultura entre 15 e 17 de março em Ribeirão Preto (SP), sob o tema Confiança no produtor, segurança para o consumidor. A entidade esteve representada pelo presidente do conselho diretor, Ricardo Santin, e pela gerente executiva Tabatha Lacerda.
O Conselho Diretor do Instituto se reuniu na tarde do dia 15 com objetivo de analisar, discutir e aprovar o planejamento das ações para o ano de 2016. Além de dar continuidade às ações que já são consagradas pelo sucesso junto aos públicos estratégicos – médicos e nutricionistas, donas de casa, crianças, idosos, atletas e esportistas –, as estratégias da entidade se estenderão à ampliação do diálogo com os produtores e associados, participação em importantes eventos do setor, abordagem direta, entre outros.
Na noite do dia 15 de março compuseram a mesa na solenidade de abertura do XIV Congresso de Ovos representantes dos diversos elos da cadeia produtiva que discutiram o momento do setor da avicultura de postura. Estiveram na mesa de abertura Ricardo Santin, do IOB e ABPA, o presidente da APA, Erico Pozzer, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em São Paulo, Reinaldo Jardim, Edival Veras, presidente da Avipe - Associação de Avicultores de Pernambuco, João Jorge Reis, presidente da Aceav - Associação Cearense de Avicultura, e James Nakanishi, presidente da comissão organizadora do Congresso da APA 2016 e representante do Sindicato Rural de Bastos. Na ocasião, Santin reforçou a importância estratégica de qualificar o consumo de ovos no Brasil, enriquecendo a experiência do consumidor com este alimento, incentivando novos preparos gastronômicos e produzindo potentes memórias afetivas que estimularão ainda mais o consumo. O executivo também lembrou do potencial para exportações do produto, que tem um dos melhores status sanitários do mundo e observou expressivo crescimento no mercado internacional no último ano.


Imagens: Mesa de abertura e Ricardo Santin - créditos: A Hora do Ovo


No dia 16, Bottura abriu espaço para que fosse realizada a apresentação das atividades realizadas em 2015, com imagens e fotos que ilustraram em detalhes, o rol de atividades realizadas pelo IOB durante o ano, a prestação de contas e a campanha de Marketing, tema tão discutido durante as outras apresentações do Congresso. A plateia teve a oportunidade de observar custos envolvidos, fatores limitantes, oportunidades e, por fim, os excelentes resultados alcançados, redefinindo valores junto aos públicos atingidos, concretizando a desmistificação e reforçando os benefícios e propriedades nutricionais do ovo. A apresentação realizada por Tabatha se seguiu um pronunciamento de três dos conselheiros do IOB sobre esta prestação de contas e os rumos da entidade – Nélio Hand, diretor executivo da AVES Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo, Airton Carneiro Júnior, membro do conselho da ACEAV Associação Cearense de Avicultura, e Edival Veras, presidente da AVIPE Associação de Avicultores de Pernambuco.


Imagem: Nélio, Airton, Tabatha e Edival - créditos: A Hora do Ovo

Edival Veras salientou a imensa importância do engajamento dos produtores nesta causa: “Hoje, temos apenas 25% do setor produtivo contribuindo, e nossa meta é chegar a pelo menos 50%. Apresentamos, aqui, o quanto é imprescindível a continuidade das ações. E o quanto ainda temos que trabalhar cada um desses públicos-alvo do Instituto”.
Nélio Hand destacou a importância do público presente no congresso conhecer dados como os apresentados, pois é um público altamente específico para a postura comercial – produtores, técnicos, empresas, pesquisadores, fornecedores, entre outros, que são estratégicos para mostrar o que vem sendo feito pelo IOB em benefício da cadeia produtiva e em prol do aumento do consumo, da quebra de paradigmas e mitos em relação ao ovo. O conselheiro ressalta que todas as oportunidades devem ser aproveitadas, sempre que possível, para conscientizar e envolver os produtores, aprimorando cada vez mais o engajamento do setor na disseminação da boa informação para o consumidor final.
Airton Jr., por sua vez, declarou que uma boa prestação de contas como a apresentada, organizada e explicativa, é fundamental porque esclarece para o setor – para quem já contribui e para quem não contribui ainda – as ações que estão sendo realizadas, todo o trabalho que vem sendo desenvolvido: as ações, a mídia, os eventos, entre outros. Ele observou que “há uma resistência em contribuir e acreditar naquilo que não se vê, então à medida que o indivíduo é informado, que fica evidente o esforço, o investimento, o caminho, a qualidade do material etc, isso ajuda a esclarecer os rumos que vem sendo tomados e a gerar uma credibilidade que leva o produtor a contribuir.” E acrescenta: “Para o próximo ano, pretendemos incluir esta apresentação dentre as atividades oficiais do evento”.

 


Comentários


Ainda não temos nada digitado.. -

Comentários (0)


Mercado do Ovo - Todos os Direitos Reservados Contatos - Publicidade