Mercado do Ovo

Informativo

Sem gaiolas, EUA se tornará importador de ovos (Avisite).

25/02/2014

"Abaixo, alguns dos efeitos econômicos da criação de poedeiras sobre piso, isto é, abolindo-se totalmente o uso de gaiolas, como pretendem defensores norte-americanos do bem–estar animal. Os valores mencionados se aplicam à produção dos EUA.

- Para produzir o mesmo número de ovos obtidos em um moderno sistema de criação em gaiolas, a criação sobre piso consome entre 15% e 25% a mais de ração. Isso implica numa demanda extra de mais de 3 milhões de toneladas de milho e farelo de soja, que por sua vez necessitam de mais de 200 mil hectares de terras, com perda de espaço útil e aumento de impactos ambientais negativos;

- O custo da mão-de-obra vai ter um aumento significativo, porquanto o sistema de criação sobre piso necessita de quatro vezes mais trabalhadores do que o sistema em gaiolas;

- O espaço necessário para alojar as poedeiras hoje criadas em gaiolas aumentaria 400%;

- É estimado em US$7,5 bilhões o custo para o produtor converter seu atual sistema de gaiolas em um sistema sobre piso. A limitada disponibilidade de crédito, bem como as restrições de ordem ambiental para a instalação de novas granjas alijaria do processo grande parte dos produtores.

Integrante de um estudo que procurou avaliar o impacto da eventual eliminação das gaiolas sobre a produção de ovos, os fatores mencionados estão sendo utilizados pela avicultura como argumento para tentar evitar que a opção pela poedeira “cage-free” seja adotada nacionalmente, como já fizeram alguns estados (na Califórnia as gaiolas deverão ser eliminadas a partir de 2012).

O estudo também ressalta que o país é autossuficiente na produção de ovos, mas acabará se tornando mais um importador se as gaiolas precisarem ser eliminadas totalmente. Estima-se, neste caso, que as importações representarão 10% do consumo doméstico, algo em torno dos sete bilhões de ovos."

Fonte: Avisite.


Comentários


Ainda não temos nada digitado.. -

Comentários (0)


Mercado do Ovo - Todos os Direitos Reservados Contatos - Publicidade